quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Das coisas que não entendo (1)

...Porque Deus, o deus cristão, é referido com letra minúscula em alguns textos ao longo da internet, em sites, blogs e e-mails?

OK, eu entendo perfeitamente que um ateu não use letra maiúscula nos pronomes que se referem a Deus (como Ele, Dele, etc.). De fato, não faz sentido para uma pessoa que não acredita Nele. (Eu mesma uso a maiúscula nos pronomes pelo hábito, mas não vou me sentir cometendo um pecado caso me esqueça disso. A inteligência suprema que me apresentaram não é mesquinha, muito menos a esse ponto.)

O que eu não entendo é que o fato de eu não acreditar neles não faz com que eu escreva zeus, thor, friga ou aslam. E apesar de escreverem "deus", essas mesmas pessoas escrevem Allah. Que significa "deus" em árabe.

Pois é.

E ainda tem o agravante que "deus", com letra minúscula, é sinônimo de "entidade divina". Cristãos (e derivados) não acreditam num deus genérico, mas em uma entidade bem particular, com um conjunto próprio de características. Deus. Senhor, que seja. São nomes Dele (ou, ao menos, nomes que os homens usam ao falar Dele). Nomes próprios devem ser escritos em letra maiúscula. Por que "deus", meu Deus? o_O

"Ah, Adriana, quando eles dizem que 'não acreditam em deus', querem justamente dizer que não acreditam em uma entidade divina qualquer, não necessariamente a cristã".

Peraí, eles só não acreditam em um entidade divina, no singular? Então, são politeístas? Porque, se estão falando de um deus qualquer, o certo seria "não acredito em deuses", "não acredito em nenhum deus" ou mesmo "não acredito na existência de um deus". Semanticamente, "não acredito em deus" não está certo.

Enfim, eu não estou me preocupando tanto com o ideal por trás desse uso da letra minúscula, ou porque acho que Deus vai entrar em depressão porque fazem isso. Como eu disse, Deus, o Deus que me apresentaram desde criança, é meio que onipotente o bastante para não ter complexo de inferioridade. Mas fico incomodada com uma coisa que surgiu única e simplesmente por implicância (se não é implicância, qual o motivo?!). Isso não costuma terminar bem a longo prazo.

Defesas da letra minúscula? Querem desabafar algo? Os comentários tão abertos. Inté. o/

----------------------------------------------------

EDIT: Vamos colocar isso com todas as letras: NÃO ESTOU ATACANDO O ATEÍSMO. Os ateus que realmente têm fundamento especificam que "deus" é esse ("o deus cristão", ou o chamam pelos nomes oficiais, como Jeová e Elohim). Estou falando de quem usa a palavra genérica sem nem saber de que está falando, e a dimensão negativa que dá tratar de uma entidade como se ela fosse algo sem identidade própria.

Um comentário:

  1. eu uso dEle, nEle, dAquele... XD E acho que Deus não tem TOC, ainda mais com o alfabeto latino... X)

    ResponderExcluir